søndag, juli 10

o idiota, dostoiévski

- Mas é...é uma cópia da tela de Holbein- disse o príncipe-, que entretanto examinara bem o quadro-, e, embora eu não seja grande perito parece-me que é uma excelente cópia.Vi este quadro no estrangeiro e não posso esquecer-me dele. Mas ... por que...
Rogójin deixou bruscamente de se interessar pelo quadro e seguiu em frente. A distracção, sem dúvida, e o estranho e irritadiço estado de ânimo que tão inesperadamente se manifestou em Rogójin justificariam estes arrebatamentos; mesmo assim o príncipe estranhou que uma conversa que o próprio Rogójin iniciara fosse assim bruscamente interrompida e que esquecesse, até, de perguntar-lhe.
- Ouve, Lev Nicoláevitch, há muito que te queria perguntar: tens fé em Deus?- retomou Rogójin a conversa, passado pouco tempo .
- Estranha pergunta...e olhas-me com uns olhos...- disse o príncipe, involuntariamente.
- Gosto de olhar para aquele quadro- murmurou Rogójin depois de um curto silêncio, como que esquecido da sua pergunta.
- Para aquele quadro!- exclamou de repente o príncipe, dominado por uma ideia súbita.- Para aquele quadro!Mas, por causa daquele quadro, toda a fé é capaz de desaparecer!
- Desaparece, pois- confirmou inesperadamente Rogójin. Já tinham chegado à porta que dava para as escadas.
- Como ?- estacou o príncipe. - O que dizes?Eu disse-o quase por brincadeira, tu disseste-o a sério!E por que me perguntaste se tenho fé em Deus?
- Por nada.

( ... )







A compaixão é a lei principal, e talvez única, da existência de toda a humanidade. ( ...) Com que soturnidade disse há pouco Rogójin que a «fé lhe desaparece»!Este homem sofre muito. Diz que « gosta de olhar para aquele quadro»;não gosta, mas sente necessidade.Rogójin não é apenas uma alma cheia de paixões, é um lutador: quer devolver a si próprio, à força, a sua fé perdida.

No Celeiro