lørdag, august 14

birra

estou de birra com homero, porque não há presença de eros nas suas obras.hesíodo trata de lhe dar um papel protagonista e primacial , o que eu acho muito bem.
ontem , vendo a abertura dos jogos olímpicos, que achei muito bonita ,encantei-me com aquele eros nefelibatando.
enfim, baralho-me, mas lembrei-me de um dos mitos que mais me encanta, precisamente o de eros e psiquê.
afrodite,despeitada pela beleza tão cultuada de psiquê,encarrega o filho , eros de fazê-la apaixonar-se pelo mais feio dos homens.contudo,eros acaba por se ferir na própria seta e apaixona-se ele mesmo pela bela psiquê.
no entanto, ela não podia ver o rosto de eros e amavam-se na escuridão.o pessoa é que sabia , o mito é o nada que é tudo, porque o lugar do amor é sempre um lugar de trevas...
bom, mas temos aqui o motivo do interdito,sempre presente, que como é sabido está lá para ser rompido.e é isso que psiquê faz .certa noite aproxima-se de eros para ver o seu rosto.nesse momento eros torna-se invisível.
bom, depois valeu a intervenção do pai dos deuses(afinal,um cinquentão apaixonado)que ofereceu ambrosia a psiquê, transformando-a numa deusa.



Eros e Psiquê Grupo de mármore de Canova, terminado por Adamo Tadolini (1789/1868) em 1824. Villa Carlotta, Como (Itália).
p.s alguma correcção,charlotte?

No Celeiro