lørdag, januar 21

Há vidas que duram um instante:
o nascimento.

Há vidas que duram dois instantes:
o nascimento e a morte.

Há vidas que duram três instantes:
o nascimento, a morte e uma flor.

Roberto Juarroz, Poesia Vertical, trad. Arnaldo Saraiva, Campo das Letras, pág. esquecida

a,b,c

o meu estado de espírito diz-me às vezes que devo ser prima da vitória de samotrácia.

conclusão semanal do suburbano porto espinho

a leitura é uma cópula in absentia.

søndag, januar 15

fds

a solução dos problemas é lenta e a minha paciência devia ser oriental. as unhas crescem devagar como a solução dos problemas e se as unhas crescem, arranho-me.
se me arranho a pele abre- lá dentro é tudo uniforme, regular. é do lado de fora que o caos começa e a mente é feita de lados de fora.

cansei-me disto.o que mais quero e o que mais penso assobia às belas moças que passam sem ser eu. outras vezes o que em mim fala é o comboio que pára em todos os apeadeiros.
ah, a minha natural simpatia é um enredo e mal de mim que não creio no inferno.
deixá-lo, afinal é tão complicado como imaginar a joaninha de olhos verdes lendo as obras completas de sigmund freud.

em suma, a reforma mental é um acto de tragédia e não de pugilato. como a vida. ou o sexo. e também a mentira.

a solução dos problemas é lenta. vou preferindo catarses a knock-outs: uma diferença estilística, portanto.

onsdag, januar 11

Chegar ao fim dele podia ser encontrar um começo do mar

«Chegar ao fim dele podia ser encontrar um começo do mar.
Mas fiquei entregue à violência dos passos intactos. A pureza do medo e a noite baloiçavam.Os barcos, de cores sexuais amordaçadas pelo escuro, dão-me vertigens.Chegou um, então, e o portão de pedra tremeu,sexual também.Doía.Os barcos vivos eram os mortos da morte. Há sempre um outro cais ausente. Se eu agora me voltar e for para meu dia de vida, como me consolarei da espera inútil?Todas as noites, todas, terei tempo para lá voltar, à mesma hora, esperando por mim, de pé e assustada?»

Luiza Neto Jorge, Poemas, Assírio e Alvim, página que o caderno não anotou

na letra « e» eu gosto de

eliot e elliott. de e.e cummings. de enjoos. de espinho. do espanto. da espuma. de electricidade. de ele.

da nicotina cinematográfica



em l´homme qui aimait les femmes a marca de cigarros utilizada é gitanes. a wikipedia tem um artigo, se bem que incompleto, sobre a marca.
a mesma de vivre sa vie.

11 de janeiro de 2006

há sempre um primeiro momento na vida de um míope em que este empurrará os óculos pelo nariz acima, mesmo que imaginariamente: de como a miopia não é aristotélica, mas antes platónica.

Previsões da Madame Ale

Virgem: ano conturbado para os nativos da Virgem nascidos entre 9 e 18 de Setembro.A estes recomenda-se a leitura de títulos dp cânone ocidental ( consulte o manual de astrologia de Bloom). A conjugação de Urano em regressão com Oríon no meio-do-céu trazem especial inclinação para a leitura de best- sellers do momento: dívidas kármicas encontram-se em movimento.

Balança: a peculiar sensibilidade dos nativos de Balança é favorecida se seguirem os impulsos zodiacais que geralmente os levam, e muito bem, à leitura de Jane Austen compulsivamente.Todas as irmãs Brontee são também recomendáveis, bem como Edith Warton.
Muito cuidado com Agustina Bessa- Luís: este ano zodiacal recomenda especial prudência com emoções excessivas.
A conjuntura de Plutão em exílio não aconselha o contacto próximo com sinédoques.Fique também longe de Artaud, Beckett e Genet, ainda que lhe seja penoso.

Escorpião: os nativos de Escorpião devem acautelar-se e não se deixarem tentar por leituras ocultistas.Os nativos que optem por autores portugueses contemporâneos serão particularmente favorecidos, sobretudo a partir de Março. Revelar-se-á um peculiar interesse pela literatura da Papua Nova Guiné que deve ser amplamente explorado.

Sagitário: Vénus favorece os nativos nascidos sob o signo do Sagitário ao longo dos primeiros três meses do ano: deve pois preferir-se literatura de alcova. As posologias, instruções de manuseamento, guias de utilização e esquemas de montagem de mobiliário podem parecer-lhe algo obscuros ao longo deste ano zodiacal: peça auxílio a um nativo de Peixes!
Deverá dar maior atenção aos tratados de versificação.

Capricórnio: ano benfazejo para os capricornianos protegidos pelo trânsito de Júpiter na casa X. Sobretudo a partir de Março, as suas opiniões literárias trarão forte impacto.Poderá ler Heidegger, Wittgestein e Husserl sem cuidados. Preferirá também romancistas como S.Bellow, P.Roth ou Norman Mailler.
Preste maior atenção á presença de eufonias na poesia gaélica.

Aquário: este ano apetecer-lhe-á dedicar-se apenas ao policial e à ficção científica.Não se apoquente, no final do ano, a passagem de Neptuno pla constelação de Cassiopeia devolve-lhe o gosto pela metafísica e pela ode pindárica.

Peixes: evite a poesia do século XVIII em diante: o seu psiquismo fragilizado, causado pela exaltação de Marte e Vénus na casa V em conflito com o posicionamento da LUa em Virgem, pedem-lhe leituras de orientação: prefira manuais de equipamento e guias de utilização.
O uso de sinestias encontra-se peculiarmente favorecido.

Previsões da Madame Ale

Carneiro: o trânsito de Mercúrio por Carneiro entre 25 de Fevereiro e 18 de Março desenvolve uma especial predisposição para as belas letras nos nativos do segundo decanato. Revelar-se-á bastante interessado pela literatura provençal.
Deve, contudo,diversificar esta inclinação a partir de Junho.

Touro: ano auspicioso para os nativos de Touro: deixe-se levar pelas metáforas sem ter medo do Kitsch e confie no seu julgamento.Recorde-se que a crítica literária também erra e , em matéria literária, nem sempre a última moda lhe trará o maior prazer. Muita atenção: adquira livros que realemnte deseja ler .
Os nativos que ainda não conhecem Faulkner não deverão passar Junho sem o fazer.

Gémeos: Evite qualquer contacto com poetas parnasianos. A conjuntura de Saturno em exaltação com meio-do-céu em Aquário desfavorece estes contactos. Opte pela poesia oriental. Modere o contacto com heterónimos pessoanos.
Crie blogues, cite abundantemente e evite crises existencialistas.

Caranguejo:ano muito feliz para todos os nativos de vocação helenística, favorecidos pela entrada da Lua na casa VII a partir de Maio. Evite a narrativa pós - moderna. Acompanhe as publicações helenísticas da Oxford University Press com atenção. A partir de Novembro pode redigir com tranquilidade teses académicas com a protecção da passsagem de Mercúrio pelo meio-do-céu.

Leão: o domínio de Mart na casa V, com trânsito para Peixes a partir de 1 de Março, favorece o contacto destes nativos com a poesia romântica alemã. Os nativos do primeiro decanato devem também fazer uso de Stendhal.
Não compre livros em alfarrabistas só para parecer bibliófilo.

fredag, januar 6

quadrante edições

anuncia-se para o próximo mês a publicação de eles eram muitos cavalos do escritor brasileiro luiz ruffato. continuar a espreitar aqui.


torsdag, januar 5

luch time

já sei quase tudo sobre a seta do tempo. é muito bom lembrar de um rosto a sorrir. lolita, a gata nabokoviana preferia ser chamada de maria callas. torneiro-mecânico parece-me uma profissão votada à psicanálise. músicas erradas fazem-me tomar os chás errados e ver o passado todo torto. a seta do tempo. gastar palavras é isto. mambo, o canídeo, recomenda-me a releitura de a cartuxa de parma. resumo de vida: o meu existencialismo precisa de ordem alfabética.

tenho amigos que escrevem contos sobre budistas no metropolitano de nova iorque.

devemos constatar o azul quantas vezes ao dia?
alejandra pizarnick sai comigo e responde telefonemas urgentes. há quem juro haver um poema entre artaud e ruy belo. quero uma teoria estética onde caibam as latas de atum ramirez. adorno que me perdoe. dormir é quando a vida olha para dentro. os meus dedos estão mais frios do que eu pensá-los frios. vou telefonar e perguntar por mim. alejandra, alejandra, aqui debaixo nem pele, nem medo. a seta do tempo.


é sempre preferível o incenso à insanidade.

as minhas crenças tossem durante a noite.
alejandra, alejandra, ainda é noite de manhã, vamos começar tudo de novo. o teu nome eu não digo nem chamo nem levanto. levo-o à boca e nada, silêncio. de resto, já fui embora. os rostos que amei eram todos perfeitos. está tudo assim, quieto e animal numa só noite. esperar a morte leva tantos anos. entretanto o enredo diz: dançar. dançar aos poucos, como se fosse de jardim em jardim.

mandag, januar 2

2001, 2006, 2046

ao do meio, falta-lhe a cinefilia.

No Celeiro

  • juni 2004
  • juli 2004
  • august 2004
  • september 2004
  • oktober 2004
  • november 2004
  • desember 2004
  • januar 2005
  • februar 2005
  • mars 2005
  • april 2005
  • mai 2005
  • juni 2005
  • juli 2005
  • august 2005
  • september 2005
  • oktober 2005
  • november 2005
  • desember 2005
  • januar 2006
  • februar 2006
  • mai 2006
  • juni 2006
  • juli 2006
  • august 2006
  • oktober 2006
  • november 2006
  • desember 2006
  • juni 2007
  • september 2007
  • november 2007
  • desember 2007
  • februar 2008