lørdag, april 30

matéria poética

dois corpos, um hotel e o primeiro adeus para sempre.

os meus problemas

tenho problemas com plantas, dão-me medo. e problemas para acordar cedo e estar bem-disposta, problemas crónicos com louça, com dizer não, com dizer sim. gosto muito de talvezes e de ficar morta-viva no meio de 3 almofadas , livro no colo. tenho problemas com multidões e telefones.
tenho problemas contigo
e problemas
a disfarçar que tenho problemas contigo,
tenho problemas com tudo o que ouço e, por isso, fico a ler,
e tu não sabes dizer o que quero ouvir
e ,por isso, tenho mais problemas.
tenho problemas com números 23, bate na madeira, tenho problemas com velocípedes, automóveis e patins em linha. tenho muitos problemas com empregados de café, de dizer bom-dia, subir o degrau do parque de estacionamento porque ele é mais alto que o cansaço das minhas pernas de 26 anos. tenho problemas em ter 26 anos , com vir a ter 27, e talvez 34. depois disso o problema é outro.
tenho problemas com o mar porque o amo à distância,
contigo porque estás longe,
comigo
porque eu sou eu
e isso cansa mesmo muito,
acredita,
tens de ouvir a holly golightly
( if you think being me it´s easy , lalala, walk a mile in my shoes ,lalala)
sim, isso mesmo,
( lalalala)
nome de personagem,
truman capote,
isso ,
com os livros eu não tenho problemas, bom,
há a bovary ,
mas já foi um problema maior, tenho agora problemas com blogues, sim,
contigo
que não sabes
como é tão fácil
( lalalalala)
fazer-me sorrir,
tão pouco e já está,
mas mesmo assim não sabes
e nem vais saber,
outro problema.
tenho de começar a dizer-te adeus, o problema adeus, o problema saudade,
eu a gostar tanto de ti , eu a gostar tanto de ti , eu a gostar tanto de ti , vês?ora vê.
vê!
(lalalala)
tu talvez ainda um bocadinho, a gostar um bocadinho, nada mais exacto para um grande problema. chorar muito todas as noites , 3 a 4 semanas, que problema , até poder ouvir outra vez o teu nome. tu , tu , tu ou problema 1, 2, 3, 4, e 5 /2.
daqui a nada é tarde, eu confusa, eu com mais um problema. e o problema pior de todos os problemas continua a ser o problema de pensar em todos .todos os problemas. mais tu .

discurso com 11 discursos

o discurso é ou não é a primeira manifestação? e a ausência dele: discurso mal-amado? sei de quem morresse de mal discursar.
gosto muito disto, do discurso. tu longe daqui e eu a discursar-te, agora, agorinha. eu a falar contigo , a pôr discurso , mas tu longe, noutro discurso. aliás, há muitos dias, meses, não , semanas, há muitas semanas que caíste pelo meu discurso abaixo.
deixei de te enunciar, a culpa é toda tua. eis: o discurso culpa.
mas o discurso empenou, envelheceu , morreu de saudade, ceguinho de choro, três carpideiras fora de época.
discurso assim, pelo meio da boca, profuso, difuso, até mesmo, algo confuso,anatómico.
discurso coração adentro, 125 km à hora, discurso cheio de bestas, todas quadradas, todas inteiras,não cito nomes.
um discurso inteirinho para dizer que me cansei , tu cansaste-me e não tenho que te diga.

lisboa

há decisões que só me acarretam dúvidas depois de tomadas. são dúvidas em analepse, que inadequado .

fredag, april 29

primavera - verão 2005

entre a generalidade das minhas amigas instalou-se a preferência pelos exemplares deleuzianos, substituindo a genérica tendência pelos kantianos da anterior estação.
lá para o início do outono, há quem preveja um revivalismo da patrística, com uma forte e inevitável componente aristotélica de complemento.
para a presente estação, não se esqueça de optar sempre por volumes abundantes e preferencialmente gauleses.

poema para tomar todos os dias ao pequeno-almoço


may my heart always be open to little
birds who are the secrets of living
whatever they sing is better than to know
and if men should not hear them men are old

may my mind stroll about hungry
and fearless and thirsty and supple
and even if`s sunday may i be wrong
for whenever men are right they are not young

and may myself do nothing usefully
and love yourself so more than truly
there´s never been quite such a fool who could fail
pulling all the sky over him with one smile

e.e.cummings

torsdag, april 28

espinho

quem por mim passa não responde
e quem me escuta não sabe
mas onde estou
é o primeiro lugar
depois dele
as coisas
são pensamentos ao longe

mecenato




ao abrigo da lei 567/2005, reguladora do mecenato bloguístico, apresentamos o patrocinador oficial da corrente semana.
agradecemos a interposta pessoa a candente revelação de como podem ser profundamente didácticos alguns minutos na mtv .

agustina rules

recebo um sms entre aspas. no fim lê-se: agustina bessa luís. respondo indagando: aderiste finalmente à legião ?
a resposta vem de seguida : não, inventei a citação para reclamar a tua presença.
engodo literário e agustiniano, a gerência agradece.

boa vizinhança




The Lighthouse Bed & Breakfast, a Waco, Texas area B&B, is located near the ranch of President George W. Bush. It is a restored romantic and historic turn-of-the-century Queen Anne Victorian home with a wrap-around front porch. Ideal for romantic getaways or group retreats.





søndag, april 24

nota de leitura

em eyes wide shut, pode avistar-se na estante de casa da prostituta um volume cujo título estampa introducing sociology .

fazer pouco

as noites não são desertas.
há sempre um carro que passa, capítulo sim, capítulo não, estragando a ficção vazia da janela.

lørdag, april 23

let´s kiss



a bout de souffle, godard

let´s run



jules et jim, truffaut

let´s dance



le bande a part, godard

self zen service

tinha passado décadas da sua vida tentando ensinar as palavras da sua língua às faias.
já velho e muito trôpego, por delas não conseguir qualquer resposta, achou que tinha sido um mau professor e veio-se embora para a cidade.
naquela noite, um rapazinho chegou a casa dizendo que as faias lhe tinham dirigido palavra. ninguém acreditou nele.

ou por outras palavras

não tentes adivinhar-me. corremos o risco, o sério risco, de acertares.

um terrível segredo

lido este conto de stefan zweig, talvez possa começar a responder à joana que, aos 9 anos, me perguntava o que era trair.

fredag, april 22

alexandrês com recurso a galicismo

quem mantém um blogue é blogueur ou blogueuse.

anais

route 66




de illinois até à califórnia, atravessando o missouri,kansas,oklahoma,texas, new mexico e o arizona( the leave it state, como soubemos em the misfits)


início da viagem: chicago, illinois:

(Jackson Blvd)


já no missouri:

( mississipi river )

Kansas:

going on :

crossing oklahoma:

uhuhuh texas:





pablo duro canyon:

new mexico,albuquerque:



time to rest

deserto do arizona:

the end,california:



santa monica blvd, beverly hills:


the end

tão longe, tão perto

wim wenders


Não que tu pudesses suportar
a voz de Deus, de modo algum. Mas escuta o sopro,
a incessante mensagem que nasce do silêncio.
( de elegia I, rilke )





Sim, as primaveras precisavam de ti.Muitas estrelas
Esperavam que tu as percebesses.

( de elegia I, rilke )

torsdag, april 21

idiota II

tens a mania de ficar de noite a abrir os olhos ao vazio. tens estes devaneios e achas que, por chorar durante a noite, és melhor durante o dia. ridículo.
ainda ontem, pensavas que se toda a dor pudesse, pelo menos, ter as costinhas almofadadas e stan getz na aparelhagem nova, era a mesma dor menos dois terços. tão idiota que nem idiota sabes ser, idiota completa, irremediavelmente idiota.idiota sem espanto, sem espera e sem medo de ser menos do que o prometido .
só que tens a mania de achar que sofres mais elegantemente, que as tuas angústias são estéticas, éticas, morais. que as tuas angústias são condecoradas, a haute-couture das angústias.
então, ficas de copo na mão, a noite inteira, a resolver enigmas sem resolver nada e ,amanhã, ao acordar, a cabeça dói-te.
no entanto, a cada intervalo para aspirina e suspiro de vestal pós-moderna, pensarás como é pertinente e sacrificial aquela dor de cabeça,felicitando a elevada missão a que te votaste. idiota.

impasse

não abdico da ternura e nem do mau feitio.

escadaria

quantos passos se percorrem de sentimental a sentimentalóide?

idiota

quase exclamo,confesso,mas vejo-te já por perto, a refutar todas as evidências de ternura , sístole, diástole, lembra-te,sístole, diást...eu sei , de repente, eu sei tudo,enuncio-te a lição ,toda sabida, tão bem recitada,ah mas tão bem... isso,dizes, pois claro,acrescento, e naqueles cinco minutos somos felizes para sempre.

ad lucem

esta noite é tão grande e daqui a nada já passou: na janela, nos olhos, ou na minha voz é até maior que todos o enganos.

erínias

há alturas que tudo que não se quer ouvir é: mas tu já sabias.
há alturas que tudo que não se quer ouvir é: mas tu já sabias.
há alturas que tudo que não se quer ouvir é: mas tu já sabias.
há alturas que tudo que não se quer ouvir é: mas tu já sabias.
há alturas que tudo que não se quer ouvir é: mas tu já sabias.
há alturas que tudo que não se quer ouvir é: mas tu já sabias.
há alturas que tudo que não se quer ouvir é: mas tu já sabias.
há alturas que tudo que não se quer ouvir é: mas tu já sabias.
há alturas que tudo que não se quer ouvir é: mas tu já sabias.

eu aqui

eu aqui,vinda de ruas que foram outras, cansada do dia e da noite, eu aqui, onde tu sem eu , onde eu sem ti, quase muito longe para ser tão tarde.
eu aqui, 21 Abril, dia de coisa alguma, de coisas todas iguais. eu aqui, como se soubesse estar viva, como se dizer mar, árvore, mãe fosse importante. eu aqui, quase a fingir, quase com sono. eu aqui a beber chá, como se aqui não fosse já lugar nenhum.

tirsdag, april 19

velho inventário

( continuo a registar os mesmos sintomas)



inventário de algumas manias,neuroses e complexos vários

1.complexo de bovary
2.neurose de ícaro
3.trauma de ariadne
4.complexo do minotauro
5.monomania citacional
6.desvio borgesiano
7.doença de penélope
8.desvio de ulisses
9.alucinação de bacon
10.fixação utopista
11.perturbaçao discursiva de raskolnikov
12.pasargadismo exacerbado e incapacitante

mandag, april 18

paralelepípedo

uma palavra de repente nova, de repente bonita:paralelepípedo. criminalmente encontrada num poema de ruy belo.
( acabo de ser contemplada com 15 versões de i love you for sentimental reasons. nenhuma é melhor do que a de nat king cole.)

i love you for sentimental reasons

1.

2.

3.

organização australiana

na cidade de melbourne há zonas indicadas como « lash free »:

The City of Melbourne requires dogs to be leashed in all areas of the municipality except for designated off-leash areas in parks.

This helps preserve flora and fauna in parks and gardens.

Off-leash areas are essential for the health and well being of dogs. The City of Melbourne has seven parks and gardens that have designated off-leash areas where dogs can socialise and exercise off leash while still under the supervision of the owner.

The following parks have designated off-leash areas:

  • Princes Park;
  • Fawkner Park;
  • Royal Park ;
  • Yarra Park;
  • Gosch's Paddock;
  • North Melbourne Recreational Reserve; and
  • J.J. Holland Park.


legenda : cão australiano ,exultante, no cívico cumprimento da legislação numa zona demarcadamente lash free

humor australiano



na mui nobre cidade de adelaide

ebay

procura-se aprazível casa campestre no continente australiano, com rápido acesso a urbe de elevado potencial cultural e preço condizente com magras economias.

søndag, april 17

arbitrariedade

de que me serve saber o teu nome se te chamo sem que ouças?

com dedicatória

sei de cor a cor dos teus olhos: o meu coração ficou verde.
ter-me fingido o vento
de rua em rua
sem casa
para chegar à tua boca
subir e morrer

( )

chegámos tarde de mais. a festa acabou e alguém varreu para longe a cinza fria do nosso coração.

falta de imaginação e confessionalismo inútil

podia dizer isto de cem outras maneiras: estou triste.

fredag, april 15

inscrição II

lição da noite: adiar um adeus pode significar uma insónia impertinente.

inscrição

n.b: o hábito de se falar sozinho não é equiparável ao facto de se ser deixado a falar só.

J.L.Borges

YA NO SERÉ FELIZ

Ya no seré feliz. Tal vez no importa.
Hay tantas otras cosas en el mundo;
un instante cualquiera es más profundo
y diverso que el mar. La vida es corta

y aunque las horas son tan largas, una
oscura maravilla nos acecha,
la muerte, ese otro mar, esa otra flecha
que nos libra del sol y de la luna

y del amor. La dicha que me diste
y me quitaste debe ser borrada;
lo que era todo tiene que ser nada.

Sólo que me queda el goce de estar triste,
esa vana costumbre que me inclina
al Sur, a cierta puerta, a cierta esquina.


AUSENCIA

Habré de levantar la vasta vida
que aún ahora es tu espejo:
cada mañana habré de reconstruirla.
Desde que te alejaste,
cuántos lugares se han tornado vanos
y sin sentido, iguales
a luces en el día.
Tardes que fueron nichos de tu imagen,
músicas en que siempre me aguardabas;
palabras de aquel tiempo,
yo tendré que quebrarlas con mis manos.
¿En qué hondonada esconderé mi alma
para que no vea tu ausencia
que como un sol terrible, sin ocaso,
brilla definitiva y despiadada?
Tu ausencia me rodea
como la cuerda a la garganta,
el mar al que se hunde.



torsdag, april 14

nortada

será que nos quer dizer alguma coisa o vento que empurra o vidro da janela, e nela canta,parecendo querer entrar onde julgamos estar seguros?

onsdag, april 13

alvo

tudo na vida é uma questão de alvo

e pontaria.

tirsdag, april 12

take 1

prometes dizer-me sempre a verdade?
sempre, sempre, sempre.
juras?
juro .
mesmo ?
sim, mesmo.
eduardo, o meu nariz é feio ?
sim, é horroroso.
eduardo????!!!!!??????!!!!!!
mas eu só disse a verdade...
sim, mas não é preciso exagerar.
ah, ok....

take 2

juras dizer-me sempre a verdade?
sempre, sempre, sempre.
juras?
juro .
mesmo ?
sim, mesmo.
eduardo, o meu nariz é feio ?
não, minha querida, o teu nariz é singular.
eduardo????!!!!!??????!!!!!!
que fiz eu de errado ?? disse a verdade sem exagerar...como querias...
não , assim não dá. tens de ter uma opinião vincada, o que disseste é dúbio.

take 3

juras dizer-me sempre a verdade?
sempre, sempre, sempre.
juras?
juro .
mesmo ?
sim, mesmo.
eduardo, o meu nariz é feio ?
não, minha querida,o teu nariz é muito bonito.
ah, eduardo, tu és tão especial.adoro-te.

floricultura

as minhas rosas preferidas não são as de rilke, nem as de reis e nem as tuas.
são as rosas recônditas de e.e cummings.

lulu

não,não é um filme pornográfico

sempre que cito o título deste filme perguntam-me o mesmo.

tu

tens muito medo, dizes, eu digo. o resto do dia a dizer que sim, ou a dizer que não, sorriso decorado.tens mesmo muito medo, não é?um dia acordaste e.
e mais nada.
ninguém sabe o teu nome.
um dia acordaste com muita vontade de morrer, eu vi .tens medo, não é?
posso ficar perto de ti?mais?aqui? às vezes não fazes de conta e eu sei ,eu é que sei:
às vezes estás só e muito nua a olhar-te , a tua mão quase. mas dizes que não e olhas o amante ,a boca,tudo mais perto, aqui ninguém acredita na morte,os livros todos por abrir.tens muito medo, não é?
não .
mas eu sei ... não fujas. não mintas como se isso te desse vontade de descer a rua e cantar.tens muito medo, não é?
tão vazia a casa: encheste a casa de plantas para fazer de conta. como tu. como tu a fazer de conta que gostas de ti. tens tanto medo , não é?
o amante despiu-se. a morte começou há dez minutos,há onze minutos, há doze minutos e tu tens tanto medo, não é?imaginas-te deitada, a sonhar através dele. corres muito , muito depressa, daqui a nada a infância já passou e depois eras jovem e a tua boca, a tua boca passou , estás aqui , já foi , estás só e tens medo .
não digas nada,tu tens medo . eu é que sei :tu tens medo .
o amante.
o amante partiu , adeus ,adeus, da janela que dá para lugar algum tu a dizeres adeus, adeus, meu amor ao teu amante e ele a olhar-te e a dizer até amanhã, até amanhã.
és tão ridícula.
vou rir de ti . vou rir de ti até que tenhas medo , porque eu é que sei . não vês? não te vês?fala de ti , diz alguma coisa, por que te calas, por que não me mandas calar?
já sei : tens medo , não é?

tens medo de mim- eu gosto . gosto disso , de teres medo de mim, de não saberes o teu nome, de poder confundir-te e pôr-te a dizer adeus ao amante. és rídicula .
o amante é meu. vou despi-lo , inventá-lo , dar-lhe o nome que quiser e tu vais ver . vais ver como eu amo .vais ver como digo adeus . tens de saber, tens de te sentar e ficar a ver, tens de te rir comigo .
não , rir não . só eu posso rir.

ouve, ouve o meu grito , ouves???ouves?não é bom gritar?... tu não sabes...tu só sabes ter medo.
ouve o meu grito .
o amante já chegou. a morte está a começar. dança comigo.
o amante que nos veja, vai ver-nos, belas , imensas, inúteis , eternas.
dança, dança aqui .
aqui .
não , aí não .tem de ser aqui . tens muito medo não tens?eu é que sei .
não digas nada. se falares eu morro .
tens muito medo não é?
o amante está aqui. estamos.
não digas nada.
se falares eu morro, morro .
eu é que sei .

mandag, april 11

burro velho

hoje aprendi porque o céu azul é azul. e que estar adulto é quando nos esquecemos de fazer as perguntas certas.

søndag, april 10



willie ronis

onsdag, april 6

sintomas última hora

sorriso a sofrer de cansaço extremo.

tirsdag, april 5

capitalistas do mundo, uni-vos

Curso Prevención de Demandas Laborales
Las demandas laborales pueden significar costos millonarios para la empresa. En la mayoría de los casos el Gerente o Supervisor son los causantes de demandas que pudieron evitarse.

( curso on line gratuito, encontrado a vogar pela web)

mandag, april 4

in memoriam

- e agora?
- agora vou calçar os sapatos e sobreviver.

lá fora, fernando lopes

mudança de opções

alexandra diz:vou virar monja budista
alexandra diz: não sabes dum convento com adls onde me possa exilar?e me deixem ouvir the smiths também...
Ricardo diz: xiiiiiiiiiiiiiiiiii
Ricardodiz:difícil
Ricardo diz: acho que não há tecnologia wireless no tibete

Nude As The News

I still have a flame gun
For the cute cute cute ones

cat power´s trade mark

silly girl

o que pode haver de mal no meu mundo, se no meu mundo há cat power e versos de yeats?

analfabetismo

ainda que escrevesse 100 vezes o teu nome, não te saberia ler.

søndag, april 3

that will be the day


( the searchers, john ford)

i wish you were dead, alguém atira a john wayne que replica :
- that will be the day .
isso é que era bom...god bless tough guys.



do not disturb

os vizinhos passeiam os filhos cheios de alarido e algazarra no jardim,perturbando a elevada missão do meu domingo: ficar idiota.

cronologia

( ainda )tenho 26. mas ( já ) parece irrelevante.

presença

onde eu não vejo, já comecei a morrer.

hannah and her sisters

só mesmo num filme de woody allen, numa livraria em manhatann, alguém insiste oferecer a outra um livro de e.e cummings.
página 112, recomenda-se. lê atentamente a página 112, esse poema faz-me lembrar de ti.
justamente um dos meus poemas:


somewhere i have never travelled, gladly beyond
any experience,your eyes have their silence:
in your most frail gesture are things which enclose me,
or which i cannot touch because they are too near

your slightest look will easily unclose me
though i have closed myself as fingers,
you open always petal by petal myself as Spring opens
(touching skilfully,mysteriously)her first rose

or if your wish be to close me, i and
my life will shut very beautifully ,suddenly,
as when the heart of this flower imagines
the snow carefully everywhere descending;

nothing which we are to perceive in this world equals
the power of your intense fragility:whose texture
compels me with the color of its countries,
rendering death and forever with each breathing

(i do not know what it is about you that closes
and opens;only something in me understands
the voice of your eyes is deeper than all roses)
nobody,not even the rain,has such small hands


lørdag, april 2

hélio oiticica

para a bovary que há em mim

fredag, april 1

primeiro ensaio

não tenho mais histórias, só este muro imenso a guardar-me da cor dos teus olhos. estares aqui era como esquecer a morte, mas agora não tenho mais histórias,não tenho mais como te guardar das noites em que o vento está do lado de dentro, obrigando a fechar o livro e a ter medo.
onde ficares será cada vez mais longe e as mãos que te dei guardo-as agora no bolso e na solidão. não tenho medo destas palavras, solidão,gosto de ti, para sempre. o para sempre que não há e onde agora, de pé, de espanto, de medo , fico a dizer-te adeus.
guardo o teu rosto comigo,o riso que se abria devagar e a voz que nos abrigava do tempo . guardo ainda o teu corpo adormecido e aceno-te este adeus que não vês.
não sei se é na boca que te esqueço , mas não tenho mais histórias, nem beijos, só este muro imenso a guardar-me da cor dos teus olhos.

lemas apócrifos II

( a) divagar é que se vai ao longe.

lemas apócrifos I

a divagar é que a gente se entende.

perhappiness*

talvez eu não saia mais daqui.
talvez não haja mais cidades em redor porque te repeti a cada palavra. tantos barcos ainda no mar e eu quase sem mundo, sem bocas que pensem azul, sem rua onde te diga adeus.
talvez antes de ti o silêncio fosse o beijo não acontecido, ou a criança e a sua sombra num sorriso sem tempo, mas agora é este corpo que cai e devagar regressa ao seu vazio.
talvez as flores morram porque já não sei como se diz que existes .
talvez a tua mão para sempre fechada tenha roubado o que te quis dar.
o dia, o mar e as casas vazias dizem o teu nome, mas talvez seja apenas o vento.


* paulo leminsky

No Celeiro

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