mandag, oktober 17

flor do lácio

O texto que se segue consta do livro de Língua Portuguesa, Palavras ao Vento, destinado ao 5º ano de escolaridade, da editora Gailivro.
Além do estilo oitocentista, dos toques noire, além ainda da moral da culpa, atente-se no solecismo:


«Que torturas padeci: os golpes mortíferos do machado, o talho agudo das lâminas que me dilaceravam,o aperto horrível de engrenagens que me esmagavam, o atrtito áspero de mós que me pulverizavam,o ardor das drogas que me fizeram pálido... ( ... )
Dobraram-me depois-Cortaram-me.Coseram-me.Cobriram-me com duas capas de cartão. E eis-me aqui, agora, meu amigo para ir contigo à escola.
Não me maltrates nem me desprezes.Muito sofri para trazer-te a sabedoria dos antigos, as lições da experiência, a expressão dos prosadores e poetas,que enriqueceram a tua língua materna e fizeram meigo e suave o teu idioma.
Ama-me e lê-me: eu sou o teu livro. »

Erasmo Braga, Citado em Iniciação Activa ao Texto Literário, Álvaro Gomes, Areal Editores


Passados cinco anos, no 10 º ano, os mesmos alunos estarão a analisar crónicas da Laurinda Alves. Compreende-se.

1 Comments:

Blogger ronin apalavrou que ...

e ainda têm coragem de ter medo do boi da cara preta.....rs

mandag, oktober 17, 2005 5:48:00 p.m.  

Legg inn en kommentar

<< Home

No Celeiro