onsdag, desember 8

as minhas obsessões primárias

«A literatura secundária produzida em torno de Madame Bovary é uma legião , afinal dispensável. Quase não há parágrafo do texto de Flaubert que não tenha sido alvo de comentários biográficos , estilísticos, psicanalíticos, desconstrucionistas. ( ....) Anna Karenina é , com todas as conotações da palavra, uma « revisão» de Flaubert. O fôlego e a espontaneidade de mostrar em Tolstoi as baforadas de desordem vital que irrompem por entre os blocos narrativos , veiculam uma crítica fundamental da perfeição deliberada e por vezes asfixiante de Falubert. A força das implicações religiosas em Anna Karenina torna-nos criticamente capazes de responder ao género da redução da invenção de Flaubert ( um génio já assinalado por Henry James quando fala de Emma Bovary como de uma « coisa demasiado pequena ») .


George Steiner , Presenças Reais , pag. 25



emma vibratória

fui encontrar madame bovary,
trajando lycra negra e cabedal ,
a sair de uma loja tax free,
já na sala de embarque.por sinal

foi ela quem me viu. eu não a vi ,
cheio de educação sentimental.
aproximou-se e disse:" - por aqui?"
em pose colunável.informal

e desflaubertizada, ela acendeu
com um isqueiro de ouro a cigarrilha.
oferecei-lhe um café .não quis, segura

e coleante, pois.num gesto deu
a entender que brilha e vibra e brilha
por desistir de ser literatura.


Vasco Graça Moura , Poesia 1997/2000, p.164, Quetzal Editores

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